Conheça as vantagens do Instagram

Criado há um pouco mais de um ano, o Instagram é um dos destaques quando se fala em fotografia instantânea e móvel. Mas o que este aplicativo gratuito disponível apenas para iPhone ou Ipod Touch tem de tão diferente?

Desenvolvido em 06 de outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Kriegor, o programa traz uma grande possibilidade de variação de fotos, principalmente depois da sua versão 2.0 atualizada em 20 de setembro de 2011.

Compatível com as redes sociais Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr e Posterous, ele consegue não só atualizar todas as redes como também trazer possibilidades de filtros para as fotos. Isso dá ao fotógrafo móvel a oportunidade de jogar uma grande variedade de efeitos, além de salvar fotos em tamanhos de até 1.936×1.936 no iPhone 4 e até 1.536×1.536 no iPhone 3GS.

O Portal da Band buscou o olhar de um especialista em redes sociais e de um fotógrafo para falar sobre o que acham da nova mania entre os fãs da Apple.

Rede Social

Para Gabriel Mafra, coordenador de comunicação na Buzz Social Media, o maior destaque do Instagram é o fato de ele ser o único exclusivamente voltado para o mercado de celulares. “O Instagram é a primeira rede social unicamente mobile, pois não há a possibilidade de interação através de um browser via computador. É uma sacada muito boa, tanto é que o próprio Facebook já está se mexendo para correr atrás desse espaço de Mobile Social Media.”

Mesmo comparando com uma rede social, o profissional acredita que a fotografia não irá se tornar algo extremamente cotidiano e momentâneo como as tais redes e sim algo a mais na vida das pessoas. “Exatamente por ser uma rede social, o Instagram está sujeito a este tipo de coisa [eu mesmo tenho amigos que sempre postam o "look do dia" ou aquilo que estão jantando], mas isso não necessariamente é algo ruim. A vontade constante das pessoas pode fazer com que elas percebam uma habilidade que achavam não ter, talvez até as aproximando do mundo da fotografia profissional.”

Fotografia artística

Já para Eduardo Romeiro, fotógrafo da banda Restart, este tipo de ferramenta só tem a acrescentar ao mundo das fotos, principalmente por ajudar o usuário a fazer uma boa captura. “A facilidade e agilidade do digital no próprio aparelho de celular é muito útil quando não se tem um compromisso profissional, mas sim artístico com a fotografia. O Instagram – com seus diversos filtros, molduras e efeitos – faz com que em segundos o ‘fotógrafo’ possa ter uma boa fotografia e automaticamente compartilhá-la na rede”, comenta

Concorrentes

Os adversários do Instagram começaram a se mexer para poder brigar de igual para igual. Por exemplo, a Android tem investido fortemente no Vignette. O aplicativo de quase R$ 7,00 aperfeiçoa o uso do flash de sua câmera, do zoom, traz a opção de timer e de fotos em seqüência e ainda tem mais de 80 efeitos e 50 tipos de bordas para personalizar sua foto após o clique.

Outro concorrente de peso para o Instagram é o Photovine da Google, que, apesar de estar em fase de testes, é uma rede social de fotografia que permite no mesmo aplicativo tirar fotos, editá-las e compartilhá-las junto ao seu iPhone. Ele também possibilita que o usuário separe as fotos em grupos de assuntos.

Onde Baixar

Você usuário de iPhone deve estar querendo saber como baixar o Instagram. Isto é muito fácil: basta acessar o site http://instagr.am/ e disponibilizá-lo pela sua “App Store” gratuitamente.

Já a sua usabilidade é muito simples: ao acessar o aplicativo é necessário se cadastrar na rede para começar a clicar e testar a maior variedade de filtros e bordas em cada foto. A única coisa que resta dizer é “boa sorte e bons cliques” com a sua nova ferramenta.

Fonte: Band.com

Deixe uma mensagem

(obrigatório)

(obrigatório)

Mensagem